terça-feira, 21 de junho de 2011

"Ocupo muito de Mim com meu desconhecer" Manoel de Barros



Jogo de liga pontos


Quando criança vivia a beira-mar
Olhava o céu
Confundia com o mar
Pensava nas espumas da imensidão azul
E em como as nuvens só deixavam a água cair de vez em quando

Nunca consegui dormir numa nuvem
A devorava quando feita de algodão doce
Ficava agoniado quando estava toda empapada
Me divertia com a cosquinha dos raios
Nem mesmo a noite
O jogo de liga pontos me prendia
E as ovelhas nunca conseguiam devorar todas as estrelas
Sempre apanhei por ficar acordado depois da hora de dormir
Sem nem chegar a entender o que eram horas

Foi no dia que descobri o que eram estrelas que mais tive raiva do dia
Não agüentava olhar aquela cara presunçosa do Sol
Egoísta, egocêntrico, traiçoeiro,
Que se enchia de amarelo e escondia as outras estrelas
Enxotava até mesmo a Lua
Tímida, doce, amante
Que tudo fazia para tentar amar
Burra; forçada a ser cópia, vigia da noite

Guardava meus olhos em óculos escuros
Para me esconder desse tipo despresível
Não abraço todos que encontro, me preocupo em proteger os chakras
E jamais deixaria as janelas sem guarda
É difícil entender porque somos obrigados a conviver com esse “todos”
Não espero que a totalidade dos seres se guie pelo bem
Sei o quão sedutor é o “dar-se bem”
É esse esconde-esconde da esperança que me complica


Sono the Idle, 21/06/2011.

Imagem por Salvador Dali.
Obrigado Bella (Girassol Noturno) por este texto.

3 comentários:

  1. Que lindo! Recordei, no início, do Pequeno Príncipe. Perfect!
    "Não abraço todos que encontro, me preocupo em proteger os chakras" Gosto disso!

    ResponderExcluir
  2. Bom é descobrir que todas as coisas co-existem, num acordo silencioso e, por isso mesmo, sagrado. No xamanismo, o sol é o avô e a lua, avó. O sol castiga os olhos, mas nos permite presentes como o arco-íris e as cores vivas do dia (o azul do mar, o verde da mata), tão masculino. A lua, majestosa também, nos permite as estrelas e a inspiração para ir mais à fundo, fascinando notívagos. Suave e amorosa, como o princípio feminino. Perfeita harmonia dos princípios. Sem pairar para os lados, honramos e agradecemos ao grande espírito pelo perfeito equilibrio. Ahow!
    Ps: você é filho da lua. tem a missão de libertar o fluxo... de forma espectral.

    ResponderExcluir